Por que a identidade visual é importante para sua empresa?

Diversos fatores são essenciais para o crescimento do seu negócio: capital de giro, fluxo de clientes, técnicas de vendas inovadoras e eficientes, dentre outros. Porém, com um mercado cada vez mais exigente, ter uma identidade visual apropriada é uma premissa básica para se destacar entre os concorrentes e garantir um bom posicionamento no mercado. Entenda a seguir porque desenvolver sua identidade visual será tão importante e como você pode fazer isso para a sua marca!

O que é uma identidade visual?

Todas as marcas, assim como as pessoas que você conhece, precisam ter uma identidade própria: algo que a torne única e a diferencie dos demais. No contexto mercadológico, ela é formada por um conjunto de elementos e símbolos que são desenvolvidos harmonicamente para ilustrar os valores e ideais da empresa: a forma que ela quer ser percebida pelos clientes. A logo, tipografia, cores selecionadas, a forma como interagem, os materiais promocionais (cartões de visita, flyers, e etc.) constituem o conjunto que forma a identidade visual.

E qual a sua importância?

Se você pretende transmitir credibilidade e segurança ao cliente, precisa criar uma identidade equilibrada, marcante e inovadora. Ela irá representar a “cara” da sua empresa nos mais diversos lugares. Quando mais ela transmita uma mensagem que esteja alinhada à forma como sua marca quer ser vista, melhor. A Coca-Cola, por exemplo, tem uma identidade simples e marcante (rótulo vermelho com a clássica tipográfica branca) que é reconhecido facilmente, em qualquer lugar do mundo fixando o produto na cabeça dos clientes e faturando bilhões de dólares em vendas todo ano.

Como criar uma de qualidade?

O processo se inicia na concepção do logotipo: ele precisa passar os valores, ideias e missão que sua empresa quer transmitir. Quanto mais simples – e de fácil reprodução em variados formatos e tamanhos – for a imagem, melhor. Lembre-se que ela não precisa ser muito enfeitada. Nesse universo, muitas vezes, menos é mais. Em seguida, é escolhida a paleta de cores que será aplicada em toda a comunicação visual. Essa seleção é muito importante, pois cada cor desperta uma emoção e reação específica diferente em quem as vê e isso tem um impacto real nas impressões sobre a marca. É importante pesquisar sobre os significados para saber qual as melhores usar de acordo o público alvo e o nicho de atuação.

Também é necessário padronizar os impressos promocionais da empresa e garantir um padrão apropriado na decoração da loja física. Se a pessoa tem uma loja virtual e páginas nas redes sociais é necessário que sejam refeitos para seguir a atual identidade e transmitir exatamente, e em todas as plataformas, a imagem que a empresa quer passar.

Quer criar a identidade visual da sua empresa da melhor forma possível? Você sabia que a equipe da Gráfica Prints pode fazer isso para você? Com mais de dez anos de atuação no mercado, temos profissionais prontos para criar sua identidade visual e finalmente posicionar sua empresa da forma que ela merece no mercado, ajudando a alavancar suas vendas!

 

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