A versatilidade do corte a laser e as suas vantagens

O corte a laser é a abreviação inglês de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Para simplificar, vamos fazer uma comparação: lembra daquela brincadeira das feiras de ciência onde se gerava fogo com uma lupa? O conceito é o mesmo. Funciona ampliando a energia da luz a ponto de aquecer o material em uma determinada área, assim como era na brincadeira da lupa onde se ampliava a luz do sol em um ponto específico. Em suma, podemos dizer que o corte a laser é um processo que usa o feixe de luz de alta potencia para derreter o material de uma peça possibilitando o corte e gravação na mesma.

O feixe de luz que existe no processo é tão forte que derrete e faz o material evaporar. Isso possibilita o corte complexo e detalhado de peças de diversos materiais, além de gravações por meio da regulação de energia e profundidade.

Mas será que todas as maquinas de corte a lasers são iguais? Não. Com o avanço da tecnologia a tendência é que surjam cada vez mais modelos de maquinas desse estilo, mas atualmente existem três tipos de lasers para corte e gravação no mercado: o laser a gás ou laser de CO², o laser de fibra e o laser de cristais.

Mas quais são as vantagens do corte a laser?

O corte a laser possibilita o desenvolvimento de peças complexas por um custo baixo quando comparado a outras opções de corte. Os principais benefícios da técnica são a alta precisão e a capacidade de realizar cortes complexos. Ele também facilita os processos. O que antes era feito por mais de um processo precisando ainda de auxílio manual, hoje com a máquina o corte e controle da peça pode ser programado e é possível acelerar o processo e diminuir os gastos com outras ferramentas.

A qualidade do corte é excelente e é possível fazê-la em diversos materiais como aço carbono, aço inox polido, acrílico, alumínio, madeira, dentre outros. O corte é controlado via CNC e isso possibilita que ele seja feito minunciosamente, com até décimos de milímetros de precisão, sem arranhões e sem danificar a peça.

São aceitos diversos arquivos como CAD, CDR e outros formatos o que torna o processo ainda mais versátil. Caso – durante o processo – o projeto passe por alterações, basta modificar o arquivo e ele já pode voltar a cortar, sem precisar criar um processo novo pois a máquina a laser não trabalha com ferramentas auxiliares para realização do corte como é o caso de estamparias e outras.

Essa tecnologia permite, ainda, o máximo aproveitamento da peça, diminuindo o desperdício e cumprindo seu papel na missão de contribuir para a preservação do meio ambiente já que é consumida menos matéria prima. Como citamos acima, é possível também realizar gravações nas peças por meio do controle da profundidade do corte e a potência e velocidade do laser. Possui grandes vantagens quando comparado aos outros processos (como o puncionamento que requer mais tempo, é mais caro, ou o Oxi-corte que não possui muita precisão e não entrega um acabamento tão bom).

Logo, o corte a laser é um processo que permite um corte com qualidade, agilidade, precisão e economia. A peça fica com um acabamento impecável e você pode ousar nas variações e estilos de corte, já que a máquina permite isso.

Entendeu quais são os benefícios do corte a laser? Você é adepto dessa técnica? Conta para a gente nos comentários e até o próximo post!

Conheça a Gráfica Prints:

A Gráfica Prints está em busca constante da excelência na qualidade, no prazo de entrega e no atendimento ao cliente e entende que isso só é possível com uma equipe especializada, com constante treinamento e investimento em equipamentos modernos e de alta produção, além de investir num ambiente supermoderno e aconchegante para receber os clientes.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *