,

Conheça os tipos de papéis, suas características e aplicações.

Melissa tem 24 anos, é recém-formada e acabou de montar sua primeira empresa. Ela tem algumas noções sobre marketing que aprendeu em uma disciplina na faculdade, mas sabe que ainda tem muito o que aprender na área. Alberto já possui sua empresa há 16 anos e sempre teve equipes que faziam o trabalho operacional, mas recentemente decidiu que deveria estar por dentro dos processos e quer ter mais autonomia compreendendo as necessidades de cada área na empresa. Os dois precisarão tomar decisões a cerca de impressões relacionadas a sua marca, mas não sabem por onde começar. Assim como eles, milhares pessoas precisam imprimir materiais em seu dia a dia, mas não tem noções da área e é por isso que vamos te ajudar! Preparamos esse post para que vocês possam esclarecer dúvidas sobre os tipos de papeis e suas aplicações.
O tipo de papel irá influenciar diretamente na qualidade da impressão. Os papéis são classificados pelo seu peso, cor, formato e textura e existe uma grande variedade de modelos e acabamentos, mas alguns são mais utilizados. A textura corresponde ao aspecto do papel: liso, com alto relevo, e etc. Quanto mais liso o papel, mais nítida será a impressão.

Características que definem o papel:

– Gramatura:

Representa o peso do papel e está muito relacionada ao custo do impresso. Ela pode variar entre 50 e 350 gramas e quanto mais espessa é a folha, maior a sua gramatura.

– Textura:

É definido pelo aspecto da superfície do papel – se é liso, com textura, telados, calandrados – e pelo seu nível de rigidez além de outras características.

– Cor:

A cor do papel também irá influenciar na composição de cores que trará o resultado final na arte. O grau de alvura e a opacidade também determinarão sua aplicação. O mais utilizado é o branco, mas também existem os coloridos e amarelados.

– Formato:

Existem diversos formatos de papéis pensando em atender cada uma das necessidades dos clientes e todos são pensados para o menor desperdício possível na hora de realizar a impressão.
 

Tipos de papeis e suas aplicações

Existem diversos tipos de papéis disponíveis no mercado, conheça a seguir alguns dos que são mais comumente utilizados.

Papel Couché

Existem dois tipos de modalidades para esse papel: o brilho e o fosco. Por possuir uma superfície lisa, seu revestimento possibilita que a tinta tenha uma maior aderência. As gramaturas mais comumente utilizadas nele são: 90g; 115g; 150 g; 170; 230g; 300g. O papel couché brilho reflete muita luz, já o fosco absorve mais luz do que reflete. Esses papeis são muito utilizados em cartões de visita, flyers, folders, cartazes e catálogos. São resistentes, possuem uma textura lisa e delicada que possibilita ótima qualidade para impressão.

Papel Couché Brilho

Os papéis couché possui um revestimento que deixa o papel mais uniforme e liso para receber a tinta, causando uma melhor aplicação das cores. O couché com brilho possui um revestimento muito liso e brilhoso. A diferença entre ele e o fosco é que ele reflete mais luz o que pode atrapalhar um pouco a leitura, dependendo do material que for impresso e também da gramatura. O ponto positivo é que ele dá um ótimo destaque as imagens e cores, deixando o material final muito bonito. É muito utilizado no interior de catálogos, flyers e cartões de visita.

Papel Couché Fosco

Esse tipo de papel deixa a cor mais pura trazendo sofisticação ao material, já que absorve mais luz. É muito escolhido para a impressão de folders, cartazes, flyers e cartões.

Papel Offset

Quando se quer fazer uma produção em larga escala com custos mais acessíveis, esse é um dos papeis mais utilizados. Sua superfície é uniforme, é branco, fosco e encorpado. Também é muito presente em itens como papel timbrado, miolo de livros, folhetos, receituários, bloco de notas e envelopes pois é ideal para casos em que há necessidade de se fazer anotações no material. Ele possui gramaturas de 56g a 240g. Seu acabamento é liso e ele lembra um pouco o papel sulfite, porém com mais qualidade.

Starlux

Esse é um tipo de papel cartão que possui como seu grande diferencial a possibilidade de revestimento em suas duas superfícies (frente e verso), garantindo ainda a mesma qualidade de impressão dos dois lados. Ele é rígido e encorpado, por isso é muito utilizado em pastas e itens que precisão de mais resistência.
 

Papel Reciclato

O papel reciclato é semelhante em alguns aspectos ao papel offset, porém ele é produzido a partir de um material sustentável. Sua cor e textura são típicas dos reciclados com tons terrosos e ele possui mais resistência. É produzido a partir de um material 100% descartado e reciclado. Como ele possui uma cor amarelada, quando ocorre a impressão as cores ficam mais opacas. Sua gramatura vai de 90g a 240g e sua utilização é comum nos cartões de visita, folders, flyers, cartazes e etc. É muito indicado também para ser utilizado em papel timbrado e bloco de notas. Se a pessoa quiser trazer um conceito de sustentabilidade para o seu impresso esse é o papel ideal!

Duplex

Também conhecido como papelão por possuir duas camadas (uma branca, acetinada e lisa e a outra não branqueada). Possui gramaturas de 250g a 350g e é muito escolhido para a produção de caixas, embalagens, sacolas, dentre outros.

Supremo

Possui uma textura extremamente lisa e é bastante resistente. Por isso é procurado para impressos que exijam alta qualidade na impressão. Possui gramaturas de 250 a 350g e é comum vê-lo aplicado em cartões de visita, marcadores de páginas, imãs, calendários, dentre outros.
Uma última dica antes de finalizar o post: os papéis mais grossos (com maior gramatura) são menos transparentes são mais indicados para impressões frente e verso já que são menos transparentes.
Agora você já possui diversas informações que te ajudarão na hora de escolher o melhor papel para o seu impresso. Lembre-se que para facilitar sua vida e trazer mais qualidade ao produto final, antes mesmo de começar a fazer a arte para o seu material é importante já pensar no tipo de papel em que será aplicado. Assim você já poderá calcular os gastos e saber o que poderá ou não ser utilizado, fazendo escolhas melhores e conscientes e impedindo que a qualidade do impresso ou a mensagem que deverá ser passada seja prejudicada.

Conheça a Gráfica Prints:

A Gráfica Prints está em busca constante da excelência na qualidade, no prazo de entrega e no atendimento ao cliente e entende que isso só é possível com uma equipe especializada, com constante treinamento e investimento em equipamentos modernos e de alta produção, além de investir num ambiente supermoderno e aconchegante para receber os clientes.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *