Dicas essenciais para a melhor diagramação

Muitas empresas e pessoas precisam diagramar materiais gráficos, mas não sabem como e nem quais critérios de qualidade exigir quando contratam um profissional para fazê-lo. A diagramação é o ato de distribuir elementos em uma página. Considerada uma das práticas do designer gráfico, ela visa oferecer uma melhor disposição dos elementos, evitando problemas de legibilidade por meio de conhecimento tipográfico. A diagramação é utilizada em diversas mídias, como: revistas, cartazes, websites, livros, jornais, dentre outros. Geralmente a diagramação precisa seguir determinados conceitos estabelecidos no projeto gráfico para que se mantenha fiel a identidade padrão de toda a publicação. Para você que precisa lidar com diagramação, mas não tem muita noção da área, assim como para quem quer aprofundar seus conhecimentos, preparamos algumas dicas para descomplicar essa prática e você poder direcionar uma melhor diagramação.

Fonte correta

Sem Serifas

Esse tipo de fonte é indicado para títulos e chamadas, pois possibilitam que o texto seja lido a maiores distâncias. Elas também são as mais indicadas para os textos que serão exibidos no monitor pois passam mais clareza e organização. Alguns exemplos das fontes mais utilizadas desse tipo são: Helvética, Futura, Univers e Verdana.

Serifadas

As fontes serifadas são indicadas para o corpo do texto quando são textos longos já que as serifas ajudam criando linhas que facilitam a leitura. Elas são recomendadas principalmente para impressos. Alguns exemplos delas são: Adobe Caslon, Century Schoolbook, Times New Roman.

Alinhamento

Justificado

É muito utilizado por revistas e jornais em textos longos. É preciso ser cauteloso pois aplicar alinhamento justificado em colunas muito estreitas pode causar vazios que quebram o texto e dificultam a leitura.

Centralizado

É o clássico texto centralizado na página e é muito utilizado em textos formais. Só é necessário ter cuidado para não deixar o designer tedioso.

Esquerda

Esse alinhamento é aplicado quando se quer eliminar vazios causados pela justificação em colunas estreitas. Com isso, é possível obter um bom espaçamento entre as letras mesmo nessas colunas mais estreitas.

Direita

Muito utilizado quando se quer dar um desvio no padrão de conteúdo, conferindo destaque ao texto, aplicado em legendas, barras e anotações.

Comprimento de linha

O comprimento de linha é um dos fatores que interferem diretamente na legibilidade da página, unido ao alinhamento e a largura da coluna onde estão os textos.

O comprimento ideal é 66 caracteres. O máximo indicado é 80 caracteres e o mínimo 20 caracteres. No caso dos textos justificados o indicado são 48 caracteres.

Colunas de texto

A quantidade das colunas de texto irá interferir diretamente no quão o texto será legível e em qual será a flexibilidade de diagramação que o designer terá. Quanto mais colunas, mais flexível será a diagramação das imagens e dos textos.

É preciso estar atento pois as colunas muito longas tendem a tornar a leitura muito cansativa, mas as muito curtas por outro lado quebram o ritmo da leitura rapidamente atrapalhando o entendimento do texto. Por isso, as colunas precisam ter o tamanho ideal de acordo com a dimensão e mensagem do texto. Também é necessário deixar um espaço em branco na página para possibilitar o descanso durante a leitura.

Ícones e imagens

A inserção de ícones e imagens na página, entre os textos, é extremamente importante para quebrar a monotonia e trazer mais interatividade ao conteúdo. Elas precisam ser adicionadas com cautela para não bagunçar o texto, pois estando bem posicionadas até ajudam na compreensão e interpretação do conteúdo. A seleção de uma boa imagem é importante pois ela tende a atrair mais o público para a leitura.

Ritmo

É importante também criar um ritmo de leitura adequado. Não coloque obstáculos no texto que possam dificultar a leitura e interpretação do conteúdo. O sentido da leitura também deve ser analisado cuidadosamente para que os textos estejam posicionados de forma que as imagens e conteúdo não desperte dúvidas na hora da leitura.

Bom senso

Essa dica é simples, mas é uma das principais: tenha bom senso! Não adianta aplicar todas as regras citadas se você não o tiver. Analise todo o conteúdo diagramado de forma que esteja simples, legível, claro e atraente para o leitor.

 

Conheça a Gráfica Prints:

A Gráfica Prints está em busca constante da excelência na qualidade, no prazo de entrega e no atendimento ao cliente e entende que isso só é possível com uma equipe especializada, com constante treinamento e investimento em equipamentos modernos e de alta produção, além de investir num ambiente supermoderno e aconchegante para receber os clientes.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *